Serigrafia: do oriente para o mundo


Uma técnica artesanal que resiste à tecnologia

A serigrafia ou silk screen é um processo de impressão muito antigo que surgiu na China. Segundo historiadores, entre 1639 e 1854 algumas peças japonesas chegaram na Europa mas somente por volta de 1940 a serigrafia tem o seu desenvolvimento aperfeiçoado por Anthony Velonis (França). ​

A palavra "serigrafia" vem do grego sericos (seda), e graphos (escrever). Nela você consegue extrair uma imagem através de uma matriz (tela) onde a mesma passa por um processo de queima (exposição de luz), onde a emulsão (fotossensível) reage sobre a tela de acordo com o desenho do seu fotolito (arte). A impressão pode ser feita em diversos tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.).

Andy Warhol é considerado a primeira pessoa a popularizar a serigrafia como silk-screen. Segundo o site americano Serigraph, os principais países qu​​e utilizam a técnica da serigrafia nos dias de hoje são: Estados Unidos, Índia e o México.

A Vagabundo Padrão também utiliza da técnica de serigrafia para a produção de seus produtos e peças através de um processo todo manual e artesanal. Clique aqui e entre na nossa loja para conhecer os produtos.

#serigrafia #arte #impressão #tinta

134 visualizações
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Vimeo - Black Circle
  • Spotify - Black Circle

Vagabundo Padrão © Todos os direitos reservados. 2020 Brasil