• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Vimeo - Black Circle
  • Spotify - Black Circle

Vagabundo Padrão © Todos os direitos reservados. 2019 Brasil

A História da Tatuagem

January 31, 2017

A história da tatuagem não teve apenas um berço.

 

Escavações em diferentes partes do mundo, mostraram que o homem sempre teve o hábito de pintar o corpo. O Ötzi, uma múmia de 5.300 anos achada nos Alpes Italianos, possuía 61 tatuagens.

 

Humanos de diversas tribos e diferentes regiões eternizavam em seus corpos sinais que representavam os mais diversos significados. Entre as principais razões estão imitar os animais, obter sinais de diferenciação e status, marcas da guerra, passagens da vida, rituais e motivos espirituais.

Os grandes responsáveis por espalhar e popularizar esta arte pelo globo foram os marinheiros que durante suas viagens tiveram contato com culturas tribais que se tatuavam. Nessas viagens alguns deles aprenderam o oficio e acabaram montando seus próprios estúdios em portos.

 

Fatos históricos da Tattoo

 

- Os imperadores romanos tatuavam os prisioneiros e escravos para não serem confundidos com súditos mais afortunados.

 

- Na idade média a igreja baniu a tatuagem da Europa alegando que era coisa do demônio com a intenção de ocultar antigas culturas.

 

- Entre os séculos 15 e 17 durante a invasão da Bósnia e Herzegovina pelos turcos otomanos, os católicos tatuavam cruzes como forma de evitar ter que rezar para Alá.

 

- Em 1600 com o fim das guerras feudais no Japão, os serviços dos samurais tornaram-se desnecessários. Surge, então, a Yakuza, a máfia japonesa.

 

- Em 1769 Em expedição à Polinésia, o navegador inglês James Cook nota a tradição local de marcar o corpo com tinta. Na língua local, chamam isso de "tatao".

 

- A partir de 1920 ela foi se tornando mais comercial mas ainda associada a grupos socioeconômicos mais baixos e segmentados.

 

- Em 1942 durante a Segunda Guerra, os nazistas tatuavam um número no corpo dos judeus para identificá-los como prisioneiros nos campos de concentração.

 

- Após 30 anos a classe artística resgata os princípios estéticos da tattoo e a tiram da marginalidade. Elevando seu status para uma forma de arte até os dias de hoje.

 

A História da Tatuagem no Brasil

 

Aqui o berço foi o Porto de Santos com a chegada da primeira máquina de tatuar trazida pelo marinheiro dinamarquês Lucky. Após viagens por Santos, Rio de Janeiro e Bahia, Lucky fixou residência no Brasil em 1959 onde riscou e influenciou todos os brasileiros que se interessavam pela tattoo.

 

Porém sabe-se que muito antes disso no Brasil já existiam povos indígenas que se pintavam com tinta permanente em seus corpos.


Os primeiros a se tatuar comercialmente no país foram as pessoas que frequentavam a zona portuária como estivadores, prostitutas e marinheiros. Logo a tattoo foi associada ao marginal, criando um preconceito da polícia e da mídia.

 


Na década de 80 houve uma primeira expansão com a facilidade da venda de tintas e kits para pessoas interessadas em aprender a tatuar. Mas foi na década de 90 que a coisa explodiu, com a abertura das importações os tatuadores locais tiveram acesso a materiais mais modernos e houve uma grande evolução técnica.

Nessa época rolou também a primeira convenção de Tattoo do Brasil. Foi através de convenções que houve uma união da classe para se obter uma maior evolução técnica tanto de materiais como de profissionais, a formação de um mercado e a simpatia do público com a tatuagem.

Hoje em dia a tatuagem ganhou status de arte. Com profissionais cada vez mais técnicos e materiais de ponta é difícil não ver alguém da nova geração sem um risco na pele. Ela está na moda, no esporte, nas propagandas e nos mais diversos tipos de grupos e escalas sociais.

 

Uma prática ancestral do homem não poderia deixar de existir, após anos de vivência pelo submundo a tattoo agora tem que lutar para não cair na massificação e banalização.

Please reload

Posts Em Destaque

Playlist VP de Trap Rap

December 6, 2017

1/6
Please reload

Categorias
Please reload

Loja